Espaço de reflexão e de partilha dinamizado pelos professores do Grupo de Educação Especial de S. B. Messines
07 de Janeiro de 2013

O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade.


Características evolutivas

O bebé com autismo apresenta determinadas características diferentes dos outros bebés da sua idade - pode mostrar indiferença pelas pessoas e pelo ambiente. Pode ter problemas ao nível da alimentação e do sono. Pode chorar muito sem razão aparente ou, pode simplesmente nunca chorar.Quando começa a gatinhar pode fazer movimentos repetitivos (bater palmas, rodar objectos, mover a cabeça de um lado para o outro). Ao brincar, não utiliza o jogo social nem o jogo de faz de conta.Dos 2 aos 5 anos de idade o comportamento autista tende a tornar-se mais óbvio: a criança não fala ou ao falar, utiliza a ecolália (repetição de sons) ou inverte os pronomes. Há crianças que falam correctamente mas não utilizam a linguagem na sua função comunicativa - demonstrando problemas ao nível da interacção social.Na adolescência, os autistas podem apresentar uma melhoria ao nível das relações sociais, contudo, podem revelar comportamentos agressivos (com eles ou outros), assim como alguns sinais de imaturidade.No estado adulto, a estabilidade aumenta de acordo com a competência; isto é, os menos competentes (com baixo QI) continuam a mostrar características de autismo e não conseguem viver com independência e autonomia.Nas pessoas idosas, os problemas de comportamento podem sofrer um agravamento – resultante dos problemas inerentes à idade, à diminuição da prática de exercício físico, da falta de rotinas, etc... Todavia, existem casos em que o comportamento estabiliza com a idade.

 

Características do autismo

Sempre existiram pessoas com autismo mas o autismo foi identificado cientificamente em 1943 por Leo Kanner - pedopsiquiatra austríaco radicado nos Estados Unidos da América que publicou um artigo ao qual ele dava o nome de “Autismo” (do grego autos que significa próprio). Nesse artigo, descrevia o estudo de caso de 11 crianças que tinham as seguintes  características

Um profundo afastamento autista;

Um desejo autista pela conservação da semelhança;

Uma boa capacidade de memorização mecânica;

Expressão inteligente e ausente;

Mutismo ou linguagem sem intenção comunicativa efectiva;

Hipersensibilidade aos estímulos;

Relação estranha e obsessiva com objectos.

 

Em 1946, a partir de novos estudos, acrescentou a ecolália, linguagem extremamente literal, uso estranho da negativa, inversão pronominal e outras perturbações da linguagem.Em 1944, um pediatra austríaco Hans Asperger, publicou um artigo, no qual descrevia um grupo de crianças com características muito semelhantes às de Kanner, chamando igualmente "Autismo" à síndrome (curiosamente nenhum deles conhecia a obra do outro). As características das crianças eram semelhantes, porém, havia um grupo com picos de inteligência/linguagem desenvolvidos – por isso, hoje as crianças com essas características são diagnosticadas com síndrome de Asperger. Lorna Wing (1981) definiu a síndrome de Asperger com 6 critérios de diagnóstico:

Linguagem correcta mas pedante, estereotipada;

Comunicação não verbal - voz monótona, pouca expressão facial, gestos inadequados;

Interacção social não recíproca, com falta de empatia;

Resistência à mudança - Preferência por actividades repetitivas;

Coordenação motora - postura incorrecta, movimentos desastrados, por vezes estereotipias;

Capacidades e interesses - Boa memória mecânica, interesses especiais circunscritos.

A síndrome de Asperger tem uma classificação separada do autismo no DSM IV – TR (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais). O conceito de espectro de perturbações autísticas baseado na tríade de perturbações é importante para a educação e cuidados das crianças com autismo ou outras perturbações globais do desenvolvimento.

 

A Tríade de Perturbações no Autismo
As pessoas com autismo têm 3 grandes grupos de perturbações. Segundo Lorna Wing (Wing & Gould,1979), a partir de uma investigação feita em Camberwell, a tríade de perturbações no autismo manifesta-se em 3 domínios: social, linguagem e comunicação, pensamento e comportamento.


Domínio social: o desenvolvimento social é perturbado, diferente dos padrões habituais, especialmente o desenvolvimento interpessoal. A criança com autismo pode isolar-se mas pode também interagir de forma estranha - fora dos padrões habituais.


Domínio da linguagem e comunicação: a comunicação, verbal e não verbal é deficiente e desviada doa padrões habituais. A linguagem pode ter desvios semânticos e pragmáticos. Muitas pessoas com autismo (estima-se que cerca de 50%) não desenvolvem linguagem durante toda a vida.


Domínio do pensamento e do comportamento: rigidez do pensamento e do comportamento, fraca imaginação social. Comportamentos ritualistas e obsessivos, dependência de rotinas, atraso intelectual e ausência de jogo imaginativo.


in Documento de Partilha do Grupo de Educação Especial de São Bartolomeu de Messines, Janeiro 2013




publicado por utmessines às 19:58
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