Espaço de reflexão e de partilha dinamizado pelos professores do Grupo de Educação Especial de S. B. Messines
07 de Março de 2010

A actuação da fisioterapia nas Escolas

A Fisioterapia passou a ser mais uma ferramenta usada pelas Escolas para promover ao aluno com deficiência mental e ou motora uma maior qualidade de vida, através de um trabalho de bem-estar físico, social e mental.

O fisioterapeuta actua conforme a necessidade da deficiência de cada aluno, respeitando sempre a sua faixa etária e as suas limitações.

O fisioterapeuta também insiste na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de problemas físicos ou orgânicos e no desenvolvimento de diagnósticos funcionais para elaboração do tratamento, pretendendo a melhora da funcionalidade do corpo.

A Escola EB 2,3 João de Deus em Messines é uma dessas escolas que usufrui dessa técnica. A Fisioterapeuta actua com alguns alunos que fazem parte do Núcleo da Vida Activa (NVA).

Antes de estabelecer um plano, a fisioterapeuta, realiza uma avaliação física, neurológica e respiratória cuidadosa em cada aluno, e é a partir dessa avaliação que é elaborado o melhor Plano Terapêutico.

Todo o trabalho executado pela fisioterapeuta é feito directamente com esses alunos, desenvolvendo exercícios de estimulação motora, lateralidade, como também, exercícios de equilíbrio dinâmico e estático.

Os exercícios respiratórios e os de alongamentos também são de extrema importância para esses alunos.

Esse trabalho é realizado para melhor impulsionar a inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais.

Um dos principais objectivos da fisioterapia é a de que, no ambiente do ensino regular, esses alunos com necessidades educativas especiais desenvolvam as suas potencialidades.

É de realçar que a relação fisioterapeuta -professor é muito harmoniosa e benéfica. O que permite a troca de experiências e ideias e a produção de conhecimento técnico e prático baseado nas necessidades apresentadas por cada aluno.

A fisioterapia pode contribuir muito no caminho da inclusão, principalmente por melhorar os padrões posturais e minimizar as dificuldades do deficiente físico, por meio de técnicas especiais e adequadas.

Carla Rangel


 

publicado por utmessines às 11:20
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